Uberaba Supermercados

Notícia

10.11.2017

Brasil é o terceiro maior produtor de frutas no mundo, mas apenas 40% de sua população consome frutas e hortaliças todos os dias

Mesmo sendo o terceiro maior produtor de frutas no mundo, apenas 40% dos brasileiros consomem frutas diariamente. Os maiores consumidores estão na região Sudeste do país, pertencendo as classes A e B e com maior escolaridade.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o consumo diário de 400 g ou 5 porções diárias. A ABRAFRUTAS (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados) divulgou os dados sobre uma pesquisa realizada para saber o real comportamento do consumidor brasileiro em relação a estes alimentos.

O Brasil consome menos da metade que países da Europa, como a Espanha que consome 120 kg de frutas e hortaliças por pessoa por ano e a França que consome 114,8 kg. No Brasil está média é de 57 kg por pessoa.

Os homens consomem de frutas 35% contra 42% das mulheres, uma diferença de cerca de 7%. As verduras e os legumes os números são semelhantes: as mulheres consomem 48% de verduras e 44% de legumes, contra 42% e 38% do consumo dos homens.

Já em relação à escolaridade, o consumo diário de frutas e hortaliças é menos frequente entre os que têm ensino fundamental e médio, cerca de 37% entre as mulheres e 35% entre os homens. Respectivamente, o crescimento do consumo entre os que tem ensino superior é maior, cerca de 50%.

Um dado preocupante é que, entre os mais jovens, a aparência e a facilidade de consumir influenciam na hora da compra. Já os mais velhos consomem se preocupando em zelar e melhorar a saúde.